terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Vemos, mas nem sempre enxergamos

Essa loucura do cotidiano sempre nos disvirtua em algum sentido, seja no caráter, nos princípios, aparência, em vários aspectos. Toda essa interferência mundana, ou como os pensadores chamam de "influência da sociedade no indivíduo" nos forma e transforma de acordo com as situações que nos ocorrem.
Um pai de família que luta todo dia, durante horas e ainda é obrigado a ver seus filhos passando fome no final do dia sofre e muito o peso dessas interferências. Se os próprios animais na natureza usam seus instintos para garantir a sobrevivência da prole, que dirá nós, meros animais racionais nessa cadeia de predadores.
Não, não encorajo que tomemos todos atitudes irracionais ou instintivas para garantir nossa sobrevivência, apenas digo que não são fatos isolados pessoas em atos desesperados surtarem e cometerem delitos.
Enfim, nesse contexto vemos que tudo em nossa volta influência nosso viver, mas até que ponto deixamos que isso nos atrapalhe ou até mesmo nos molde?
Vemos no dia-a-dia várias situações, boas ou ruins todas estão lá, por vezes não percebemos que elas nos moldam a maneira que ocorrem, deixamos de enxergar que tal situação não passa de mais um obstáculo corriqueiro, que com nossa própria vivência passaremos, sem absorver nada de novo.
A questão de que a vida nos ensina todos os dias nem sempre é verdadeira, uma vez que situações se repetem até um novo ciclo iniciar em nossa vida, enquanto isso não ocorre, estamos na velha e boa rotina. Aí está nosso problema não são as novas situações que nos modificam e sim a mesmice, ela sim, se não tomadas as devidas precauções, destrói e modifica nosso perfil.
Mas como fugir dessa roda viva??? Bom, responder isso seria algo mais profundo e não cabe a mim e a minha reflexão trilhar esse rumo.
Só acho que devemos enxergar esse fato: a mesmice, rotina, como quiserem chamar, não deve moldar nossa vivência e muito menos modificá-la, devemos contra ela utilizar nossos conhecimentos de vida para contorná-la. Enxergar vai muito além de ver ou apenas observar. Complicado.... mas tentar não nos custa, pois afinal arriscar já é uma maneira de sair da rotina.

DoO Venerando - 08/12/2009 - Pré prova final...

Nenhum comentário:

Postar um comentário